Apresentação
O Mercado de Trabalho em C&T é um serviço de informações de âmbito nacional sobre oferta e procura de emprego especializado para docentes de nível superior que atuam nas áreas de ciência e tecnologia. Seu objetivo é contribuir para a divulgação de oportunidades de trabalho oferecidas por Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Institutos Tecnológicos etc., bem como apoiar os profissionais de C&T em processo de transição no mercado.
Este serviço é composto por duas bases de dados: “Oportunidades de Trabalho” e Recursos Humanos. A base de Oportunidades de Trabalho é alimentada por equipe técnica do IBICT, por meio do cadastramento de editais referentes a vagas em concursos públicos e processos seletivos vigentes nas instituições de ensino superior e institutos tecnológicos, dentre outras. As fontes de informações utilizadas são, principalmente, o Diário Oficial da União e o Diário Oficial do Estado de São Paulo. A comunidade científica brasileira também exerce papel significativo na alimentação desta base, enviando mensagens de e-mail com as oportunidades específicas de suas organizações.
Já a base de Recursos Humanos contém informações sobre profissionais das áreas de C&T que estão à procura de uma colocação no mercado ou interessados em desenvolver-se na carreira por meio de atividades de ensino. Essas pessoas podem se registrar no serviço preenchendo o formulário disponível na página Web do “Cadastro de Profissionais”.
Histórico
Criado em 1997, o serviço Mercado de Trabalho em Ciência e Tecnologia tem o propósito de contribuir para a absorção de docentes de nível superior pelas instituições de ensino, pesquisa e tecnologia do Brasil. É um serviço consagrado e muito utilizado por bolsistas, pesquisadores e recém formados da academia, interessados em concorrer às vagas oferecidas pelas instituições de ciência e tecnologia (C&T).
Suas bases de dados estão integradas à base de Instituições por meio da qual obtém-se os dados de cadastro das entidades ofertantes de empregos, permitindo o contato por parte dos candidatos às vagas oferecidas.
De 1998 a 2000, a base de “Recursos Humanos” era alimentada via carga automática no banco de dados, com as informações dos bolsistas do CNPq sem vínculo empregatício. A partir de 2000, passou a utilizar um formulário eletrônico para registro de profissionais.
Em outubro de 2004, atravé da base de “Oportunidades de Trabalho” , já haviam sido divulgadas 42.216 oportunidades, contendo uma ou mais vagas em processos seletivos ou concursos para docentes. Nesse mesmo período, já haviam passado pelo “Cadastro de Profissionais” cerca de 7.200 especialistas, formados em áreas de C&T.
Atualmente (2012), a base de Recursos Humanos já ultrapassou a marca dos 17.000 registros, incluindo os currículos resumidos destes profissionais.
Busca
Acesse:
http://mercadocet.ibict.br/site/
A busca na base de “Oportunidades de Trabalho” pode ser realizada por meio dos campos de:
a) sigla da instituição;
b) tipo de órgão vinculado àquela instituição;
c) área do conhecimento;
d) palavras-chave;
e) tipo de docência;
g) cidade onde é oferecida a vaga; e
h) estado da federação.
A busca de “Recursos Humanos” permite encontrar os profissionais especializados que se cadastraram no serviço, através de filtros por:
a) área do conhecimento;
b) tempo de experiência;
c) palavra-chave;
d) titulação requerida;
e) região; e
f) estado da federação.
Oportunidades de trabalho
a. Acesse o formulário eletrônico;
b. Preencha os campos desejados
c. Clique em Enviar, na parte inferior da página
Recursos Humanos
a. Acesse a página de busca;
b. Preencha um ou mais campos do formulário
c. Clique em Buscar, na parte inferior da página
Redes Sociais