Por meio desta Carta de Serviços ao Cidadão, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) orienta e informa a sociedade sobre os produtos e serviços prestados pelo órgão e as formas de acessá-los e como utilizá-los. É uma declaração esclarecendo sobre os canais apropriados para que as demandas do cidadão possam ser adequadamente encaminhadas, analisadas e respondidas.
Informação para a Sociedade
Competência em informação
O Programa de Aprendizagem Informacional foi criado em março de 2007 e tem, desde então, concentrado suas ações no estudo e aplicação de metodologias para a aprendizagem informacional no campo do ensino fundamental, tendo como piloto duas aplicações: uma em Campo Grande-MS e outra em São Luís do Maranhão.
O Programa é um processo de construção e desenvolvimento de habilidades e competências individuais e coletivas pelo estímulo à produção e ao uso de conteúdos pedagógicos utilizando novas tecnologias de informação e comunicação. Constitui-se em um caminho que leva à inclusão social e promove a autonomia e criatividade requerida pelas diretrizes filosóficas da sociedade da informação.
Trata-se de uma ação transversal que permeia todas as iniciativas de inclusão informacional do IBICT e tem como o ponto focal a transformação do aprendiz em autor. A idéia gira em torno de “aprendizagem e autoria”, ou de “pesquisar e elaborar”, tendo como meta fundamental o apoio ao desenvolvimento da autoria. Dessa maneira, o desafio maior do Programa é construir ambientes de aprendizagem efetiva com apoio de novas tecnologias de informação e comunicação.
Principais objetivos do Programa:
Desenvolver ações e projetos de apoio à formação de competências informacionais e digitais para a inclusão do cidadão na sociedade da informação; Estimular a produção de conteúdos digitais, proporcionando ao aprendiz a oportunidade de se utilizar das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de escrita; Aprimorar, no aprendiz, a habilidade de saber pensar, produzir e expressar idéias (autoria).
Todo o processo de aprendizagem informacional pressupõe caminhar pela via da pesquisa e da elaboração do saber como exercícios permanentes da cidadania.
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica utilizada para dimensionar potenciais impactos ambientais de um produto ou serviço. Utilizando uma abordagem conhecida como “do berço ao túmulo”, são levantadas as entradas e saídas que ocorrem em todo ciclo produtivo, da extração de matéria prima da natureza até o descarte final do produto.
Os resultados obtidos permitem comparações entre produtos, além de apresentar um levantamento completo dos insumos utilizados e produzidos durante o ciclo de vida. A ACV possui uma série de benefícios, como a identificação oportunidades de melhorias na performance ambiental de produtos e serviços, auxílio a tomadores de decisão dos setores produtivos e governamental, seleção de indicadores ambientais relevantes ao contexto local e divulgação de ações sustentáveis e apoio a criação de políticas públicas.
O IBICT preside o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida que visa promover e disseminar a técnica, sendo responsável por gerir e manter o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida, além de incentivar a criação de Inventários do Ciclo de Vida (ICVs), participa em espaços internacionais e dissemina e produz conteúdos sobre a temática. Esses temas são tratados em parceria com governo, setor produtivo e meio acadêmico.
O esforço do IBICT na temática de ACV está alinhado com a missão do Instituto de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento tecnológico.
Responsável técnico: Tiago Emmanuel Nunes Braga
Mais informações em: www.acv.ibict.br
Canal Ciência
O Canal Ciência é um serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Entre os pioneiros em fazer, na internet, a ponte entre ciência e tecnologia e a sociedade, o portal Canal Ciência promove, desde 2002, sua missão precípua de difundir o saber e valorizar a atividade científica no Brasil por meio da veiculação de textos sobre as pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino e pesquisa nacionais, em linguagem acessível, de fácil leitura e compreensão.
Além de divulgar pesquisas em linguagem não especializada – cujos textos são elaborados pela equipe do Canal Ciência em parceria com pesquisadores – o Portal reúne um conjunto de seções nas quais disponibiliza material de apoio educacional e veicula iniciativas, produtos e serviços virtuais de informação em educação e divulgação científicas de instituições acadêmicas, centros de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil e blogues científicos, sendo também instrumento de apoio à educação científica.
Em 2004, durante a primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – promovida pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –, o Canal Ciência deu início a atividades presenciais de popularização da ciência. Por meio de oficinas de trabalho direcionadas a alunos e professores dos ensinos médio e fundamental, a divulgação científica tem sido, desde de então, atrelada à competência em informação (ou alfabetização informacional) direcionada ao uso crítico-reflexivo da informação em ciência e tecnologia, que se encontra na rede virtual mundial. Essas ações educativas nasceram de um processo natural, decorrente da revolução digital e da popularização da internet nas escolas, uma vez que professores, constantemente, queixavam-se de que seus alunos não sabiam buscar a informação na rede virtual e se valiam livremente do recurso do copia e cola para realizar e apresentar seus trabalhos escolares. Assim, as oficinas e palestras de divulgação científica trataram de atender aos educadores, que se mostravam inseguros diante dos rápidos avanços das novas tecnologias de informação e comunicação, e preocupados com a banalização dos valores éticos e morais intrínsecos à busca e utilização de informações disponíveis na internet.
Mapa da Inclusão Digital (MID)
O Mapa da Inclusão Digital no Brasil (MID) oferece um cenário, permanentemente atualizado, a respeito dos resultados das iniciativas de inclusão digital no pais, considerando três níveis de atuação: Governo (federal, estadual e municipal), Setor Privado e Terceiro Setor.
As iniciativas, sobretudo as do terceiro setor, promovem a inclusão digital e a inserção da população menos favorecidas, geralmente em parceria com o governo. E concentram um volume expressivo de projetos que visam atender a necessidades previamente identificadas nas comunidades onde atuam.
No ambito desses iniciativas são implantados Pontos de Inclusão Digital (PID), locais dotados de computadores conectados à Internet para acesso ao público em geral. Proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do acesso às Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), criação de conteúdos, entretenimento e comunicação com outras pessoas.
Os PID – conhecidos, também, por telecentros, infocentros, centros de inclusão digital, salas de informática, entre outros -, são organizados em um banco de dados, bem como as iniciativas/programas que a eles dão origem. Conforme o interesse do usuário, o banco de dados pode ser pesquisado pelo nome da iniciativa/programa, nivel de atuação, ou pelo município em que se localizam os PID, bem como outros critérios de busca.
Periodicamente, são realizadas pesquisas temáticas que permitam entender como tem ocorrido o processo de inclusão digital, tanto no âmbito do país quanto de estados interessados em conhecer particularidades de seu processo de inclusão digital. Para a realização de estudos estaduais, o IBICT assessora e transfere tecnologia aos estados para a elaboração do seu próprio Mapa da Inclusão Digital.
Acesse: http://mid.ibict.br/
Rede APLmineral
RedeAPLmineral é uma rede de informação estruturada para dar apoio ao setor mineral de pequena escala, especialmente aos Arranjos Produtivos de base mineral. Sua estrutura organizacional é composta por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) e do IBICT.
A Rede apóia os APLs na formalização das suas atividades, no desenvolvimento de novos processos, no fomento às boas práticas ambientais e na certificação de produtos e procedimentos. Por meio de seu portal, a RedeAPLmineral busca estreitar as relações com o público-alvo: garimpeiros, mineradores, produtores minerais, pesquisadores e agentes públicos envolvidos no desenvolvimento dos APLs de base mineral.
Com os bancos de Notícias, Vídeos e Melhores Práticas, a Biblioteca e a Comunidade Virtual, o Mapa de APLs e outras ferramentas, o portal da Rede objetiva a divulgação e disseminação da boa informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral.
A transferência de informações ocorre mediante capacitações locais, divulgação em eventos e articulação com instituições vinculadas ao setor, aproximando, assim, telecentros minerais, instituições técnicas, sindicatos, cooperativas e indivíduos que atuam na mineração.
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT)
O SBRT é um serviço de informação criado para atender às necessidades tecnológicas de micro e pequenas empresas e de empreendedores de todo o país. O serviço tem como principais objetivos aplicar o conhecimento gerado nas instituições de pesquisa no aprimoramento de processos para melhoria da competitividade da microempresa; promover a divulgação do conhecimento tecnológico; e contribuir para a transferência de tecnologia especialmente para MPE.
Os principais produtos do SBTR são: Respostas Técnicas (RT) e Dossiês Técnicos (DT). As RT são soluções para as questões apresentadas à Rede relativas a processos de fabricação, melhoria de produtos, dentre outros aspectos tecnológicos de interesse das MPE. Elas são elaboradas a partir de busca de informações disponíveis em fontes confiáveis (documentos, bases de dados e especialistas). Essas informações são analisadas, tratadas e a RT é elaborada de forma a solucionar a questão colocada; em seguida, ela é enviada ao usuário solicitante e disponibilizada na base de dados do SBTR para uso público. A RT é, portanto, um produto da solicitação do usuário.
Os Dossiês Técnicos (DT) são documentos elaborados para divulgar informações tecnológicas sobre um determinado produto em vários aspectos, como produção, equipamentos e comercialização. Para definir o produto que terá um Dossiê Técnico, são verificadas tendências com a função de antecipar oportunidades de negócios para as MPE.
O IBICT faz parte do SBRT desde a sua criação, enquanto órgão de informação do MCT, tendo participado ativamente da especificação, desenvolvimento, manutenção e operação do serviço, além de manter o site em seus computadores.
A gestão do SBRT é feita por um Conselho Gestor, órgão decisório formado por todas as instituições integrantes da Rede, um Comitê Executivo, uma Secretaria Executiva e quatro grupos de trabalho temáticos: Terminologia, Tecnologia da Informação, Qualidade de Atendimento ao Usuário e Gestão do Conhecimento. O IBICT tem assento no Comitê Gestor e nos GT temáticos do SBRT, os quais elaboram metodologias e instruções de trabalho para normatização e padronização dos processos de operacionalização da Rede.
Acesse: http://sbrt.ibict.br/
Saberes do Cerrado
O projeto, coordenado pelo IBICT em parceria com Jardim Botânico de Brasília e Universidade Federal de São Carlos, visa à valorização social da biodiversidade do bioma cerrado e ao reconhecimento atual do papel atribuído às áreas protegidas, considerando a diversidade de saberes associados à transformação ou à preservação das paisagens do DF.
Informação para a Pesquisa
EmeRI
O Repositório de preprints Emerging Research Information (EmeRI) foi implementado em 2020 a partir de uma cooperação entre a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) com o objetivo de prestar serviços às revistas e editores, de modo a agilizar a difusão de resultados de pesquisas científicas emergentes a partir da disponibilização de arquivos de preprints.
A proposta do EmeRI surgiu conforme demandas espontâneas de alguns editores científicos brasileiros que viram a necessidade de acelerar a disponibilização dos artigos submetidos a suas revistas, especialmente frente à pandemia do Coronavírus.
Ademais, o EmeRI insere-se nos movimentos mundiais de Acesso Aberto e Ciência Aberta, que pressupõem, respectivamente, o acesso à informação científica livre de barreiras e a abertura e celeridade do processo científico.
Acesse em: https://preprints.ibict.br/
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo integrar, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.
O IBICT coleta e disponibiliza apenas os metadados (título, autor, resumo, palavra-chave etc) das teses e dissertações, sendo que o documento original permanece na instituição de defesa. Dessa forma, a qualidade dos metadados coletados e o acesso ao documento integral são de inteira responsabilidade da instituição de origem.
Acesse: http://bdtd.ibict.br/
Biblioteca do IBICT
A Biblioteca do IBICT possui um acervo especializado em biblioteconomia, ciência da informação e áreas correlatas, formado por monografias, publicações seriadas, anais de eventos, relatórios, memória técnica, documentos eletrônicos, multimeios e obras de referência. Oferece os seguintes produtos e serviços de informação: catálogo online do acervo da Biblioteca, levantamento bibliográfico sob demanda, pesquisa no Portal de periódicos da Capes, catalogação na fonte das publicações do IBICT, normalização de referências dos periódicos “Ciência da Informação” e “Inclusão Social”, serviços de cópias de documentos por meio do Comut e reprografia, alerta bibliográfico, doação de duplicatas, visita orientada (agendamento prévio) e acesso à Internet para pesquisa.
Dessa forma, a Biblioteca contribui para a disseminação e o acesso à informação aos pesquisadores e profissionais da área, fornecendo os subsídios necessários para a formação profissional e auxiliando a comunidade científica na difusão do conhecimento.
Acesse: http://biblioteca.ibict.br/
Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN)
O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT.
Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT.
Centro Brasileiro do ISSN
O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.
Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias). O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783
A partir do momento em que o ISSN foi atribuído para uma publicação seriada, ele deve aparecer em cada exemplar.
Centro Brasileiro do Latindex
Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A rede Latindex reúne e dissemina informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da Região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações.
Como membro da Rede Latindex, o IBICT promove este sistema em âmbito nacional e disponibiliza para a comunidade científica e acadêmica informações confiáveis, atualizadas e qualitativas sobre a produção do conhecimento científico e da inovação tecnológica da América Latina, do Caribe, da Espanha e de Portugal.
Os usuários do Latindex são todos aqueles que utilizam, fazem intercâmbio e geram informação científica editada na Região, como são também os pesquisadores, docentes, estudantes, administradores e especialistas da informação.
Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
O Diadorim é um diretório/serviço de informações da política editorial das Revistas científicas brasileiras sobre o armazenamento dos seus artigos em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto (RI). Seu objetivo é auxiliar na localização de informações sobre a política editorial das Revistas sobre a permissão para o armazenamento de artigos em RI. É um serviço direcionado para os autores, editores das Revistas e para os gestores de repositórios institucionais.
Para cadastrar a Revista no Diadorim é necessário acessar a página http://diadorim.ibict.br, cadastrar o editor responsável pela Revista e depois responder um formulário informando as permissões e condições estabelecidas pela Revista. Mais informações sobre este processo estão disponíveis no documento » Guia para o cadastro
Diretório Luso-Brasileiro
Este diretório pretende organizar em um só local todas as fontes de informação científicas portuguesas e brasileiras em acesso aberto. Desta forma, permite que se possa caracterizar, analisar e partilhar a informação ao público em geral, permitindo ainda o intercâmbio de informação relacionada com a gestão de diretórios e revistas.
Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (oasisbr)
O Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.
A partir de uma única interface, é possível realizar buscas simultâneas em revistas científicas, repositórios institucionais, repositórios temáticos, bibliotecas digitais de teses e dissertações e outras fontes de informação de natureza científica e tecnológica ou academicamente orientada. O seu crescimento é constante e é fruto da cooperação das universidades e institutos de pesquisa a partir das fontes de informação presentes na Internet. Os conteúdos disponíveis são de responsabilidade dessas instituições.
O Portal é um dos resultados dos esforços do Ibict, apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, para a inserção da ciência brasileira no contexto acesso aberto à informação científica. Dentre os benefícios desta iniciativa estão a integração de sistemas de informação científica luso-brasileiros, além do aumento da visibilidade dos resultados de pesquisa, dos próprios pesquisadores e de suas instituições e a aceleração do progresso da ciência.
Fontes coletadas:
Sobre o Portal do Livro Aberto em CT&I
O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Os temas de cobertura das obras disponíveis no portal são: Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, definidos nos Programas e Atividades Estruturantes da Estratégia Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Adiciona-se a área de Ciência da Informação, que reúne o saber e o fazer do IBICT.
Programa de Comutação Bibliográfica (Comut)
O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Podem-se solicitar os seguintes tipos de documentos:
periódicos técnico-científicos (artigos)
teses e dissertações (na íntegra ou parte)
anais de congressos nacionais e internacionais
partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.
A Gerência do Comut oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. O valor é diferenciado. A busca no Brasil custa 2 (dois) bônus, enquanto a busca no exterior custa 4 (quatro) bônus.
Para participar do Comut, o usuário deve cadastrar-se no Programa, via Internet, adquirir Bônus COMUT e preencher o formulário de solicitação.
Repositório Institucional Digital do IBICT (RIDI)
O Repositório Institucional Digital do IBICT (RIDI), disponibiliza um acervo crescente das publicações científicas produzidas no Instituto. O principal objetivo do RIDI é armazenar, preservar, divulgar, dar acesso à produção intelectual do IBICT, proporcionando uma maior visibilidade e maximizando os impactos da pesquisa como parte do movimento pelo Acesso Livre à informação.
Repositórios Digitais
Os repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática. Os RDs armazenam arquivos de diversos formatos. Ainda, resultam em uma série de benefícios tanto para os pesquisadores quanto às instituições ou sociedades científicas, proporcionam maior visibilidade aos resultados de pesquisas e possibilitam a preservação da memória científica de sua instituição. Os RDs podem ser institucionais ou temáticos. Os repositórios institucionais lidam com a produção científica de uma determinada instituição. Os repositórios temáticos com a produção científica de uma determinada área, sem limites institucionais.
Material de divulgação dos RDs
Comunidades Virtuais de Prática (CoPs)
O projeto das Comunidades Virtuais de Prática (CoPs) do IBICT surgiu de uma iniciativa de investigação buscando provocar uma maior interação dos técnicos do IBICT, despertar seu interesse por seu potencial criativo, bem como por seu próprio desenvolvimento profissional.
A iniciativa baseou-se na premissa de que o compartilhamento de conhecimentos, gerenciado em um modelo de organização sob a forma de CoPs, traz benefícios à instituição, resultando no aumento e dinamização de seus fluxos de informações e na criação de novos conhecimentos como subsídio à tomada de decisão e como insumo criativo e investigativo para seus projetos, levando-os a um novo patamar correspondente à geração de inovações.
A pesquisa envolveu a análise prévia das melhores práticas das instituições públicas e privadas que se tornaram casos de sucesso na adoção de CoPs como ferramenta de comunicação e de gestão do conhecimento, bem como e verificação de sua aplicabilidade ao caso do IBICT. Essas CoPs demonstraram ser eficientes para a otimização do compartilhamento de conhecimentos entre seus colaboradores, e entre estes e os parceiros externos dessas organizações.
O principal objetivo do projeto é a consolidação das CoPs virtuais já criadas, bem como o apoio ao desenvolvimento de comunidades em outros domínios, sejam vinculadas a projetos do Instituto ou a seus parceiros, fornecedores e clientes, promovendo a comunicação e integração dos diversos setores e departamentos entre si e com as demais partes interessadas em seus produtos e serviços.
Informação para Gestão em CT&I
Base Eventos
A Base de Eventos em Ciência e Tecnologia e Inovação (CT&I) reúne informações sobre acontecimentos de âmbito nacional e internacional, promovidos por entidades científicas, tecnológicas e de inovação do Brasil e do exterior. Trata-se de uma agenda atualizada e abrangente cuja alimentação se dá a partir de buscas qualificadas em boletins científicos (principalmente eletrônicos), revistas especializadas, jornais científicos, e na Internet, por meio de sites de universidades, associações e sociedades científicas.
A elegibilidade dos eventos é determinada com base em critérios como: promoção por entidade comprovadamente dedicada ao ensino superior ou à pesquisa científico-tecnológica; pertinência do tema à Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq; e vigência dos prazos para envio de trabalhos ou inscrições. Deste modo se outorga à base a confiabilidade e a qualidade requeridas para a divulgação exclusiva de eventos concernentes a CT&I.
A comunidade científica brasileira também se manifesta em apoio a este serviço quando, por meio de mensagens eletrônicas, envia suas solicitações de cadastramento dos eventos especializados em suas áreas de atuação, provenientes de suas instituições de ensino, pesquisa ou associações e demais entidades científicas e tecnológicas.
Os interessados em conhecer e participar de congressos, seminários, simpósios, encontros, workshops, feiras nacionais e internacionais, sediados no Brasil, têm a sua disposição informações atualizadas diariamente sobre as mais diversificadas reuniões de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento humano.
A Base de Eventos em CT&I está integrada à base de dados de Instituições de C&T do IBICT, permitindo acessar a home page da instituição patrocinadora do evento e assim obter informações sobre a mesma, dentro de um único ambiente de pesquisa.
Sistema Integrado de Informação sobre Fomento à Pesquisa em Ciência e Tecnologia no Brasil
O Sistema Integrado de Informação sobre Fomento à Pesquisa em Ciência e Tecnologia no Brasil é um serviço cooperativo que reúne dados cadastrais, informações bibliográficas e dados estatísticos sobre os projetos que receberam apoio financeiro de agências federais e estaduais de fomento à C&T no país. Visa subsidiar o trabalho dos gestores de C&T, contribuir para a disseminação da informação sobre pesquisas em andamento no país e no exterior e propiciar maior comunicação entre os membros da comunidade científica.
Com base em um modelo descentralizado de atribuições, cada parceiro alimenta a base de dados deste serviço no IBICT. Os dados provêm das bases de fomento disponíveis em cada instituição e são apresentados conforme as diferentes modalidades disponibilizadas pelas agências: CNPq, CAPES, FACEPE, FAPEMIG, FAPERJ, FAPERGS, FAPESP, FUNCAP e FINEP. Cada uma dessas agências é responsável pelo envio das informações referentes aos financiamentos concedidos por meio de seus programas de apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos. No IBICT, essas informações recebem tratamento para fins de padronização e só então são inseridas no banco de dados.
Assim, por meio deste sistema integrado, é possível ter acesso às informações sobre pesquisadores e projetos, as quais se encontram organizadas nas categorias de: Bolsas de formação no país; Bolsas de formação no exterior e Bolsas de pesquisa, oferecidas por essas agências.
Base de Instituições em C&T
A base de Instituições em C&T contém os cadastros das instituições de ensino superior e de pesquisa, bem como seus órgãos subordinados, em áreas da ciência e tecnologia. Mantém informações sobre universidades, instituições de pesquisa, institutos tecnológicos, empresas com laboratórios de pesquisa, associações e sociedades científicas etc., sediadas no Brasil e exterior.
A estrutura da entrada de dados permite o cadastramento de informações como: nome completo, sigla, URL da página, e-mail etc. Os órgãos vinculados a essas instituições incluem: departamentos, faculdades, institutos, núcleos, laboratórios etc.
Para comportar as diversas relações hierárquicas dessas instituições com suas unidades vinculadas, estão previstos até 4 níveis de subordinação, garantindo assim a exatidão das informações prestadas e prevenindo a ocorrência de duplicidade de registros.
Essa base está integrada aos serviços de Mercado de Trabalho, Fomento e Eventos, viabilizando o acesso às informações sobre as instituições que oferecem oportunidades de trabalho, que provêem apoio financeiro à pesquisa e aos estudos científicos e tecnológicos, e que promovem eventos em áreas de CT&I.
Mercado de Trabalho em C&T
O Mercado de Trabalho em C&T é um serviço de informações de âmbito nacional sobre oferta e procura de emprego especializado para docentes de nível superior que atuam nas áreas de ciência e tecnologia. Seu objetivo é contribuir para a divulgação de oportunidades de trabalho oferecidas por Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Institutos Tecnológicos etc., bem como apoiar os profissionais de C&T em processo de transição no mercado.
Este serviço é composto por duas bases de dados: “Oportunidades de Trabalho” e Recursos Humanos. A base de Oportunidades de Trabalho é alimentada por equipe técnica do IBICT, por meio do cadastramento de editais referentes a vagas em concursos públicos e processos seletivos vigentes nas instituições de ensino superior e institutos tecnológicos, dentre outras. As fontes de informações utilizadas são, principalmente, o Diário Oficial da União e o Diário Oficial do Estado de São Paulo. A comunidade científica brasileira também exerce papel significativo na alimentação desta base, enviando mensagens de e-mail com as oportunidades específicas de suas organizações.
Já a base de Recursos Humanos contém informações sobre profissionais das áreas de C&T que estão à procura de uma colocação no mercado ou interessados em desenvolver-se na carreira por meio de atividades de ensino. Essas pessoas podem se registrar no serviço preenchendo o formulário disponível na página Web do “Cadastro de Profissionais” .
Pesquisa e Pós-Graduação
Pesquisa em Ciência da Informação
O desenvolvimento de pesquisas em Ciência da Informação é uma das principais funções do IBICT. Com reconhecimento nacional e internacional, as pesquisas analisam os fenômenos informacionais em todos os campos do conhecimento. Nesse contexto, são privilegiadas as relações entre informação, ciência, tecnologia, inovação, cultura e sociedade, nas dimensões tecnológica e social, com o objetivo de ampliar a inclusão digital, informacional e social.
A atividade de pesquisa orienta e conduz os programas de Pós-Graduação, de Pós-Doutorado e de Iniciação Científica. Além disso, contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços em Ciência da Informação, num processo de retroalimentação entre a investigação científica e a atividade técnica.
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação é fruto da parceria entre o IBICT e a UFRJ. Oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação, tendo como objetivo formar profissionais de alto nível para a pesquisa, comprometidos com o avanço do conhecimento na área.
As pesquisas e disciplinas do PPGCI estruturam-se na área de concentração “Informação e mediações sociais e tecnológicas para o conhecimento”, organizada em duas Linhas de Pesquisa: “Comunicação, organização e gestão da informação e do conhecimento” e “Configurações socioculturais, políticas e econômicas da informação”.
Contato: Secretária Janete Dezidério - (21) 3873-9453
Tecnologias para Informação
Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA
A Rede Cariniana surgiu no IBICT da necessidade de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos com o objetivo de garantir o acesso continuado a longo prazo dos conteúdos científicos armazenados digitalmente no Brasil. A implantação da Rede esta fundamentada em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. Atualmente as atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com onze instituições brasileiras de ensino e pesquisa e com a colaboração da Stanford University, University of Edinburgh e Harvard University. A Rede disponibiliza serviços de preservação digital de periódicos, teses e dissertações eletrônicas, repositórios de dados de pesquisa para instituições com publicações de acesso livre, além de fontes de informação e mecanismos que facilitem a automatização dos processos de identificação, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais. A Cariniana promove o compartilhamento de estudos e práticas de preservação digital no Grupo de Pesquisa Dríade, registrado no Diretório do CNPq.
A Rede Cariniana é coordenada por Miguel Ángel Márdero Arellano,
Para acessar o portal da Rede entre pelo Link: http://cariniana.ibict.br/
Sistema Eletrônico de Administração de Conferências (SOAC)
O Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) é uma customização, feita pelo IBICT, do Open Conference System (OCS). Um software livre para gerenciamento de evento, de cunho preferencialmente acadêmico, que oferece uma variedade de facilidades, com funcionamento em plataforma Web. Tornando, assim, uma ferramenta importante na implementação de portais que podem abrigar sites de eventos.
Desenvolvido para criação de portais institucionais, para abrigar sites de eventos, permite tanto à criação do site do evento, quanto das edições desse evento. Assim, possui facilidades relacionadas às chamadas para o envento, incrição, pagamento até a publicação de anais eletrônicos. Abrangendo, dessa forma, várias etapas da organização de eventos.
Ressaltam-se, nesse ponto, as facilidades, dessa ferramenta, relacionadas ao processo de avaliação, que incluem o credenciamento de avaliadores, moderadores, fluxo da avaliação, formulários para avaliação e outros. Contempla-se, dessa forma, uma etapa fundamental do desenvolvimento de eventos acadêmicos.
Amparados nos movimentos de acesso aberto e arquivos abertos, o SOAC, possui facilidades de acesso aos anais, com ferramenta de busca e navegação por autor e título. Da mesma forma, possibilita a coleta dos metadados por provedores de serviço, que permite que os anais possam ser indexados por outros serviços.
Por tantos motivos, o SOAC apresenta-se como um sistema único no propósito de apoiar a criação de portais de eventos. Agregando em uma única iniciativa todas as ocorrências e edições, de eventos apoiados por uma instituição, racionalizando esforços e oferecendo facilidades a instituição.
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.
Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE)
O Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE), desenvolvido e mantido pelo Ibict, tem por objetivo proporcionar a implantação de bibliotecas digitais de teses e dissertações nas instituições de ensino pesquisa e, com isso, a sua integração à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após dez anos de desenvolvido, o TEDE foi totalmente atualizado. A nova versão do sistema, chamada aqui de TEDE2, está configurado no software livre DSpace, a mesma plataforma utilizada para a criação de Repositórios Digitais de Acesso Aberto. O TEDE2 já está configurado de acordo com o Novo Padrão de Metadados da BDTD estando totalmente interoperável com outros sistemas. Ainda, é possível fazer as customizações na interface e definições do fluxo de trabalho dentro do sistema. As instituições que utilizam o antigo TEDE podem migrar diretamente as suas teses e dissertações para o TEDE2. Para isso, o IBICT desenvolveu uma ferramenta que possibilita a migração das informações sem a sua perda e sem trabalho duplicado. Entre em contato com a Equipe BDTD e obtenha mais informações sobre esse processo.
A execução do projeto do TEDE 2 toma como base o Software DSpace, com a interface JSPUI, e possui customizações específicas (configurações, modificações de layout e itens de desenvolvimento) para adaptação às características das teses e dissertações. Muitas dessas customizações apresentam-se úteis não só para essa tipologia documental restrita, mas para a comunidade geral de usuários do DSpace. Para tanto, definiu-se que as novas funcionalidades seriam organizadas em grupos que poderiam dar origens a plugins do projeto original do DSpace.
Para mais informações consulte: http://wiki.ibict.br/index.php/TEDE
Sistema para Construção de Bibliotecas Virtuais Temáticas (BVT)
O sistema para criação de bibliotecas virtuais temáticas, baseado em software livre, possibilita a organização e a disponibilização de conteúdos na Internet. A ferramenta tem por objetivo facilitar o acesso à informação pelo usuário à diferentes fontes de informação, sendo totalmente flexível na sua construção, permitindo a cada instituição customizar de acordo com as suas características e necessidades.
Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais (DSpace)
O DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.
Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital.
O DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.
Acesse: http://dspace.ibict.br/
Software para Gerenciamento de Tesauros (TECER)
O Tecer é um sistema para criação de tesauros, baseado em software livre, e possibilita a criação, desenvolvimento e disponibilização de vocabulários controlados. A ferramenta tem por objetivo auxiliar na criação, gestão e consulta de tesauros. Tem como funcionalidades o controle de entradas, geração de relatórios em tela e impressos e intercâmbio e aproveitamento de termos entre tesauros. O TECER pode ser utilizado por vários usuários trabalhando de forma colaborativa, em rede local ou pela internet, tudo controlado por senhas e níveis de acesso.
Publicações
Ciência da Informação
A revista Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral de trabalhos inéditos relacionados com a ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência e tecnologia.
A revista adota o Open Journal Systems (OJS), sistema eletrônico desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP) para a gestão do processo editorial e publicação de publicações seriadas técnico-científicas, ou seja, que adotam o processo de Avaliação pelos Pares Cega. No Brasil, o sistema foi traduzido pelo IBICT para Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).
Catálogo de Publicações
A venda de publicações é um serviço oferecido ao público desde a década de 1980, para venda de publicações editadas pelo IBICT. Ao longo dos anos, o Instituto tem feito parceria com instituições para a edição de diversos títulos de interesse da comunidade científica e tecnológica, como Unesco, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae, entre outros.
Classificação Decimal Universal (CDU)
A Classificação Decimal Universal (CDU) é um sistema internacional de classificação de documentos, cuja base está no conceito de que o conhecimento humano pode ser dividido em 10 classes principais de conhecimento, e estas, por sua vez, podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal. É um sistema de classificação consolidado e largamente usado pelas bibliotecas em todo o mundo.
Inclusão Social
A revista Inclusão Social é um periódico eletrônico semestral que publica trabalhos no âmbito da inclusão social, com temas ligados a ações, programas, projetos, estudos e pesquisas voltados à problemática da inclusão dos cidadãos na sociedade da informação.
Liinc em Revista
A Liinc em Revista é uma publicação do Laboratório Interdisciplinar em Informação e Conhecimento, um espaço interinstitucional e multidisciplinar, coordenado em parceria entre a UFRJ e o IBICT, voltado para a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo. Acesse a revista em: http://revista.ibict.br/liinc/
Monitoramento em CI
1 - Números temáticos de periódicos
Da versão 1 - Números temáticos de periódicos - V.1 Números temáticos de periódicos
2 - Painéis de congressos
Da versão 2 - Painéis de congressos - V.2 Painéis de congressos
Redes Sociais