Apresentação
A Biblioteca do IBICT possui um acervo especializado em biblioteconomia, ciência da informação e áreas correlatas, formado por monografias, publicações seriadas, anais de eventos, relatórios, memória técnica, documentos eletrônicos, multimeios e obras de referência. Oferece os seguintes produtos e serviços de informação: catálogo online do acervo da Biblioteca, levantamento bibliográfico sob demanda, pesquisa no Portal de periódicos da Capes, catalogação na fonte das publicações do IBICT, normalização de referências dos periódicos “Ciência da Informação” e “Inclusão Social”, serviços de cópias de documentos por meio do Comut e reprografia, alerta bibliográfico, doação de duplicatas, visita orientada (agendamento prévio) e acesso à Internet para pesquisa.
Dessa forma, a Biblioteca contribui para a disseminação e o acesso à informação aos pesquisadores e profissionais da área, fornecendo os subsídios necessários para a formação profissional e auxiliando a comunidade científica na difusão do conhecimento.
Normas de Empréstimo
1. Quem pode solicitar
O empréstimo bibliográfico está disponível a todos os usuários, a partir de cadastro prévio na Biblioteca do IBICT, pessoalmente ou por e-mail: bib@ibict.br. Em resposta às solicitações de cadastramento por e-mail, serão enviadas as orientações necessárias, também por e-mail.
2. Quantidade de Documentos
Poderão ser emprestados até 10 (dez) documentos por vez, com exceção de vídeos, memórias técnicas e obras de referência.
3. Prazo de Empréstimo
O prazo de empréstimo para Brasília e outras localidades é de 20 dias corridos. Em caso de descumprimento do prazo, a penalidade será de 3 dias de suspensão do serviço de empréstimo a cada dia expirado.
4. Empréstimos para outras localidades, no Brasil e no exterior
A Biblioteca do IBICT realiza empréstimos para usuários residentes em qualquer localidade no Brasil ou no exterior. O envio de material para usuários não residentes em Brasília, DF é feito por SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa). O custo do envio é cobrado do usuário, de acordo com a tabela da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos). A devolução do material emprestado deverá ser feita da mesma forma.
Histórico
Histórico
A Biblioteca do IBICT foi criada no mesmo ano em que o Decreto Presidencial n°35.124, de 27 de fevereiro de 1954, criou o então Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Na ocasião, o acervo da Biblioteca era composto por publicações de vários tipos, como guias de instituições científicas, dicionários especializados, uma coleção de obras sobre energia nuclear, uma coleção de publicações da antiga Biblioteca do então CNPq – denominado à época, Conselho Nacional de Pesquisas – e uma coleção de obras de biblioteconomia e documentação. Nesse período, a Biblioteca, que contava com as seções de Preparação e Referência/Empréstimo e realizava trabalhos de aquisição, registro, catalogação e classificação das publicações, desenvolveu importantes levantamentos bibliográficos para os pesquisadores.
Em 1976, com a transformação do IBBD no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Biblioteca também teve novo direcionamento na composição de seu acervo bibliográfico e tornou-se o Centro de Informação em Ciência da Informação (CCI). Em 1985, o CCI oferecia os seguintes produtos e serviços: Sumários Correntes de Periódicos e Monografias, Base Literatura em Ciência da Informação (LICI), Catálogo de Teses e Dissertações em Ciência da Informação, Banco de Bibliografia (BAMBI) e Calendário de Eventos em Ciência da Informação. Três anos mais tarde, a Biblioteca recebeu a denominação de Centro de Documentação e Informação, incorporando, assim, quatro outros serviços: Coleta e Tratamento de Informação, Difusão de Informação, Documentação Audiovisual em Ciência e Tecnologia e Editoração e Divulgação Institucional.
Ainda na década de 1980, a Biblioteca do IBICT assumiu um papel preponderante no contexto do acesso à informação científica e tecnológica. Por meio da aquisição de bases de dados em CD-ROM, ela apoiava as pesquisas da comunidade científica pelo fornecimento de levantamentos bibliográficos nessas bases de dados. Tratava-se de um serviço de ponta à época, quando a Internet ainda não havia chegado ao Brasil e o acesso às informações disponíveis em bases de dados era um privilégio das comunidades mais avançadas.
No início da década de 1990, a Biblioteca abrigou o laboratório de implantação da Internet no Brasil. Participou da realização, em conjunto com a RNP (a então Rede Nacional de Pesquisa), de treinamentos no uso dos serviços que a recém-chegada Internet oferecia, como correio eletrônico e acesso online a bases de dados. Esse pioneirismo configurou o marco da presença da Biblioteca do IBICT na história da tecnologia da informação no Brasil. Nessa mesma época, a biblioteca do IBICT recebeu o acervo do Centro de Informação de Política Científica e Tecnológica (CPO), do CNPq. Em 2000, esse acervo foi transferido para a biblioteca do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Em julho de 2000, a Biblioteca do IBICT passou a atuar exclusivamente como biblioteca especializada em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Em 2005, os serviços e consultas foram automatizados, incorporando a base Literatura em Ciência da Informação (LICI).
Bibliotecas do IBICT
IBICT – Sede
SAS Q. 5 lote 6 bloco H – 1.andar
70070- 090 - Brasília – DF
Tel.: +55 (61) 3217-6145 / 6144 / 6238
E-mail: biblioteca@ibict.br
Atendimento ao público:
Segunda a sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h
IBICT – Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rua Lauro Muller, 455/5.andar
22290-160 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: +55 (21) 2275-0792 r. 219
Atendimento ao público:
Segunda a sexta, das 13 às 17h.
Fontes de Informação em CI
Fontes de Informação em CI
A Biblioteca do IBICT disponibiliza o acesso de informações inerentes aos eventos em Ciência da Informação e áreas correlatas, automação de bibliotecas, bases de dados nacionais e estrangeiras, capacitação em Ciência da Informação com as instituições e os cursos de graduação e pós-graduação na área, periódicos eletrônicos e organismos e associações profissionais.
Estudo de avaliação de Software para Automação de Bibliotecas
Bases de Dados
Bases de Dados com acesso regulamentado por assinatura
Serviço que permite acesso a aproximadamente 1.100 periódicos da área científica e a serviços eletrônicos como: ScienceDirect que, por sua vez, possibilita o acesso ao texto completo de mais de 1.000 de periódicos técnico-científicos. O Elsevier Science divulga a lista de periódicos online. Essa lista é composta por uma relação das áreas do conhecimento e os novos títulos.
O serviço da Bell Howell Information and Learning é composto de duas grandes bases de dados: a Dissertation Express e ProQuest Digital Dissertations. Ambas permitem o acesso a cerca de 1 milhão de teses, depositadas desde 1861, além de 40.000 dissertações.
É um serviço comercial que reúne 450 bases de dados com mais de 350 milhões de artigos, resumos e citações. O Dialog cobre uma variedade de tópicos de assunto com ênfase em Jornalismo, Negócios, Ciência e Tecnologia.
Produzida pelo Institute for Scientific Information, esta página é constituída por uma base de dados disponível a pesquisadores de instituições brasileiras de pesquisa, graças a um convênio firmado entre a Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) O diferencial desta base é que ela permite, além da a recuperação de informações sobre os trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, a identificação das referências bibliográficas contidas nos mesmos, informando ainda, sobre os trabalhos que os citaram (indicadores de uso). Abrange o período de 1974 até a época atual, compreendendo: Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index e Arts and Humanities Citation Index. Encontra-se disponível em todos os computadores dos campi da USP, cadastramento obrigatório.
Disponibiliza mais de 100.000 imagens de obras de arte que fazem parte de coleções de renomados museus em todo o mundo. Inclui pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, têxteis, costumes, joalheria, cerâmica, mobiliário, livros, manuscritos e outras obras.
Acesso: Capes e Internet
Library and Information Science Abstracts (LISA)
Base de dados referencial na área de Ciência da Informação com cobertura internacional. Indexa mais de 440 periódicos publicados em 68 países. O período disponível online é de 1969 até os dias atuais.
Journal of American Society for Information Science
Serviço de Informação MIMAS do Reino Unido - NESLI
Acessa periódicos eletrônicos, mediante cadastramento obrigatório.
Serviços de bibliotecas com acesso gratuito
The Librarian's Yellow Pages (LYP)
Artigos de periódicos com referência e resumos
Permite que bibliotecas gerenciem e arquivem grandes quantidades de informação da coleção de periódicos profissionais e acadêmicos na rede mundial de computadores.
Thomas Parry Library - Electronic Journals in Librarianship and Information Science
Essas páginas da Internet contêm listas de periódicos eletrônicos especializados em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Os títulos estão em ordem alfabética e os links e informações são atualizados mensalmente.
Artigos de periódicos com texto completo.
Scientific Electronic Library Online - SciELO Brasil
Coleção virtual de artigos de revistas científicas brasileiras disponíveis na Internet, que traz textos completos de artigos científicos sobre todas as áreas do conhecimento. A ScieELO Brasil possibilita também o acesso a indicadores de uso e de impacto da literatura. . O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito por meio de índices e de formulários de busca internacionais e é gratuito.
Association for Information Management. O Aslib Proceedings é um periódico de renome internacional na área de informação jornalística, publicação eletrônica, comunicação e Internet. Aos assinantes é permitido o acesso ao texto completo, em PDF. Para quem não é assinante, o resumo dos artigos pode ser lido no endereço www.aslib.co.uk.
Catálogos, Bases de Dados e Provedores de Serviços de Bibliotecas de Acesso Público (OPACS)
Universidades
Núcleo de Documentação da UFF ( Portal de Referência )
Este Portal de Referência disponibiliza o acesso a bases de dados nacionais e internacionais; bibliotecas brasileiras, estrangeiras e universitárias. O portal oferece também serviços de comutação bibliográfica; enciclopédias entre outros serviços essenciais às pesquisas.
A SIBiNet/Biblioteca Virtual possibilita o acesso a bases de dados eletrônicas, numéricas, nacionais e estrangeiras a partir de assinaturas da USP e Fapesp, para esse fim, ou apontamentos para bases de acesso público. Além da consulta a bases de dados, é possível a conexão com outras redes e sistemas, mediante convênios e contratos de parcerias.
Sistema de Bibliotecas da UFMG
A SB@Net possibilita o acesso a bases de dados eletrônicas, numéricas, nacionais e estrangeiras a partir de assinaturas da USP e Fapesp, para esse fim, ou apontamentos para bases de acesso público. Possuem um acervo informacional de 772.000 mil exemplares, referentes a livros, teses, dissertações (650.000 títulos), periódicos (22.000 títulos de periódicos dos quais cerca de 5.770 correntes) e materiais especiais (cerca de 100.000 itens) como audiovisuais, slides, partituras, fitas de vídeo, documentos de arquivo, fotografias etc.
UFPel - Biblioteca Setorial de Ciência e Tecnologia
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Outros
Essas bases de dados armazenam e coletam informações referenciais sobre: Produção Catarinense de Literatura Bibliotecária (Procalbi); Literatura adotada pelas Escolas de Biblioteconomia de Santa Catarina (BSB); Literatura adotada pelas Escolas de Biblioteconomia de Santa Catarina produzida no Estado (BES).
Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga
As Bibliotecas Virtuais Temáticas são coleções referenciais que reúnem e organizam informações na Internet sobre determinadas áreas do conhecimento.
Catálogo Coletivo de Anais de Eventos
É uma base de dados cooperativa, coordenada pelo Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CIN/CNEN) e aberta à participação de instituições que desejem compartilhar seus acervos. Esta base de dados inclui dados bibliográficos de anais de eventos como conferências, simpósios, congressos, reuniões e outros realizados no Brasil ou no exterior, disponíveis nos acervos de bibliotecas brasileiras e de algumas latinoamericanas.
Depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, a Biblioteca Nacional tem o objetivo de garantir a todos os cidadãos, desta e das futuras gerações, o acesso a toda memória cultural que integra seu acervo.
Base de dados que visa a disponibilizar informações bibliográficas aos interessados na biblioteca do futuro, seja ela eletrônica, digital, virtual, sem paredes, biônica ou qualquer outra denominação existente na literatura. A Futura foi desenvolvida, com apoio do Grupo de Trabalho sobre Biblioteca Virtual a do Comitê Gestor Internet-Brasil com o apoio de profissionais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em parceria com Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme)/ Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.
As bibliotecas da FGV contam com acervo de mais de 170 mil livros, milhares de revistas e vários outros tipos de materiais, como CD-ROM, periódicos eletrônicos, vídeos, disquetes e dissertações para atender, além dos professores e alunos da FGV, a outros pesquisadores do campo da Ciências Política e Sociologia, Economia, Finanças, Administração e da História do Brasil.
Bases e Catálogos Internacionais
É o mais antigo guia da Web, iniciado por Tim Berners-Lee, criador da WWW, compilado por voluntários, especialistas nos diversos assuntos, e amplamente reconhecido como sendo um dos portais de melhor qualidade disponíveis para consulta. O guia é organizado por assuntos e cobre todas as áreas do conhecimento.
Estados Unidos
Catálogo de títulos (livros) da Library of Congress (WWW/Z39.50 Gateway)
The Internet Public Library Online Texts Collection (University of Michigan School of Information, EUA)
Textos completos de mais de 18 mil obras em todas as áreas do conhecimento.
México
Centro Universitário de Investigaciones Bibliotecológicas
Dirigido para a solução de problemas relativos à biblioteconomia e informação, assim como problemáticas particulares do México. O Centro possui interface WWW e conexões para diversas outras bibliotecas americanas.
Europa
Gabriel Gateway to Europe's National Libraries
Portal para os serviços e catálogos das bibliotecas nacionais da Europa, incluindo a British Library, a Bibliothèque Nationale de France e a Deutsche Bibliothek.
Espanha
Base de Datos Digitalia
Acesso a mais de 22.000 referências, das quais15.000 são textos completos). Essas referências são relacionadas às Bibliotecas, Arquivos, Documentação e Tradução.
Reino Unido e Irlanda
Serviço de Informação MIMAS do Reino Unido – COPAC
Acesso aos catálogos unificados de bibliotecas universitárias no Reino Unido e Irlanda.
Link para acesso na área de Ciência da Informação
Indexa aproximadamente 17.000 periódicos de universidades e bibliotecas públicas dos Estados Unidos, Europa e Austrália em todas as áreas de conhecimento. Oferece ainda o serviço de cópias via fax (serviço de cópias com custos operacionais ao usuário pago por cartão de crédito internacional).
Monitoramento em CI
Monitoramento em CI
Da versão 1 - Números temáticos de periódicos
Objetivo – Identificação de tendências de publicação de números temáticos (themed issue; special issue) em periódicos de ciência da informação. Concepção/ metodologia/ abordagem – Levantamento de números temáticos indexados em bases de dados internacionais de ciência da informação/ biblioteconomia, no período de 2005 / 2010, monitorados no gerenciador de dados Asksam, para eliminação de duplicatas, derivação de dados estatísticos; classifi cação dos artigos introdutórios aos números temáticos de acordo com a Information Science Taxonomy (Donald T. Hawkins e colaboradores, 2003) e decorrentes análises sobre estado da arte.
Resultados – No período selecionado foram publicados 185 números temáticos, distribuídos em 11 categorias, com “Pesquisa em ciência da informação” (20%, 37 números temáticos), “Bibliotecas e serviços bibliotecários (17%, 32 números, com 12 destes sobre ensino e treinamento em biblioteconomia e ciência da informação) “Tecnologias da informação” e ”Questões sociais” (14% cada, 26 números), apresentando-se com as mais representativas do ponto de vista quantitativo. Originalidade/valor – Mapeamento das tendências de publicação de números temáticos para elaboração do segundo produto deste projeto ─, comparação dos resultados deste primeiro produto com trabalhos apresentados em congressos de ciência da informação para fi ns de proposição de números temáticos para a revista Ciência da Informação, editada pelo IBICT.
Da versão 2 - Painéis de congressos
Objetivo – Proposição de números temáticos para a revista Ciência da Informação editada pelo IBICT. Concepção/ metodologia/ abordagem – Para fins de comparabilidade com os resultados do primeiro produto, revisão de números temáticos, o monitoramento de tendências de publicação em ciência da informação, em sua versão congressos internacionais, ocorre em sessões de painéis – um grupo de especialistas reunidos para discutir um tema/questão – das reuniões anuais promovidas pela American Society for Information Science and Technology (ASIS&T), em 2008 e 2009. O levantamento da programação desses dois eventos deu origem à listagem para seleção de referências de propostas de sessão de painéis e decorrentes procedimentos de classificação, derivação de dados estatísticos e análises comparativas com o resultado do levantamento dos números temáticos. Para fins de comparabilidade dos resultados, a classificação utilizada é a mesma do primeiro produto, a Information Science Taxonomy (Donald T. Hawkins e colaboradores, 2003). A proposição dos números temáticos para a revista Ciência da Informação decorre de comparações quantitativas entre as subcategorias de dois conjuntos de resultados: números temáticos e sessões de painéis.
Resultados – Foram selecionados para exame, nos anos de 2008 e 2009, 77 painéis (43% sobre o total das apresentações nos dois congressos), distribuídos em nove das 11 categorias da taxonomia acima referida, com “Pesquisa em Ciência da Informação” (40%, 31 painéis), ”Questões sociais” (16%, 12), “Bibliotecas e serviços bibliotecários” (14%, 11), com a maioria deles classificados na subcategoria “Ensino e treinamento”, coincidindo com três das quatro categorias dos números temáticos que se encontram na mesma posição. A grade de números temáticos para publicação é composta de 111 sugestões, com as subcategorias de “Ensino e treinamento”, “Comportamento do usuário e usos de sistemas de informação”, “Informação e gestão do conhecimento”, e “Sociedade da informação”, respondendo por 59% dos resultados. Originalidade/valor – Proposição de números temáticos para publicação pela revista ciência da informação baseada em metodologia original, considerando dois pilares da comunicação científica, revistas e congressos/reuniões.
Contato
Contato
IBICT - Sede
SAS Quadra 05 - Lote 06 - bloco H - 1º Andar
Brasília-DF - 70070-912
Fone: ( +55 61) 3217-6145 / 6144 / 6238
Fax: (+55 (61) 3217-6487
E-mails:
Comutação Bibliográfica: copias@ibict.br
Referência: biblioteca@ ibict.br
Aquisição: aquisicao@ ibict.br
IBICT - Rio
Rua Lauro Muller, 455/5.andar
22290-160 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: +55 (21) 2275-0792 r. 219
Bibliotecária:
Priscilla Mara Bermudes Araujo
E-mail: priscilla@ibict.br
Redes Sociais