Apresentação
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.
Histórico
Histórico
O Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é resultado da prospecção tecnológica realizada pelo IBICT para identificar aplicativos que possibilitassem o tratamento e a disseminação da produção científica brasileira na Web. O sistema SEER surgiu, assim, em 2003, a partir da customização do Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. Trata-se de uma inovadora iniciativa do IBICT que, imediatamente após a tradução do software OJS para o português, publicou na Web o primeiro periódico brasileiro utilizando essa tecnologia, a revista Ciência da Informação. A partir de então, o IBICT iniciou o processo e distribuição do SEER a editores brasileiros interessados em publicar revistas científicas de acesso livre na Web e a promover a capacitação técnica no uso dessa ferramenta, em treinamentos sistemáticos realizados a partir de novembro de 2004 em várias regiões do País. Em 2009, com apenas 5 anos de existência, o SEER propiciou a criação de mais de 800 periódicos científicos brasileiros na Web.
Informações Adicionais
Treinamentos
O IBICT oferece, gratuitamente, treinamento teórico e prático sobre o SEER, com o objetivo de repassar o conhecimento básico de utilização e instalação do software para a criação de revistas científicas eletrônicas.
Documentos úteis
No site do SEER estão disponíveis documentos diversos, como manuais, apresentações, tutoriais, artigos, teses e dissertações, fluxogramas, gráficos, informações sobre normas técnicas nacionais e internacionais relacionadas a periódicos científicos.
MARDERO ARELLANO, Miguel Angel et al. Editoração eletrônica de revistas com suporte OAI. In: FERREIRA, Sueli Mara Soaers; TARGINO, Maria das Graças. Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores, 2005a. p. 195-232.
MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel, SANTOS, Regina Maria Duarte Moreira dos; FONSECA, Ramón Martíns Sodoma da. SEER: disseminação de um sistema eletrônico para editoração de revistas científicas no Brasil. Arquivistica.net, Brasília, V. 1, n. 2, 2005b. Disponível em: <http://www.arquivistica.net/ojs/viewarticle.php?id=33>.
MEIRELLES, Rodrigo França. Sistemas para editoração eletrônica de periódicos científicos. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, 2, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Disponível em: <http://cipecc2008.ibict.br/index.php/CIPECC2008/cipecc2008/paper/view/29/57 >
______. O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e sua adoção em periódicos brasileiros. Arquivistica.net, Brasília, v.2, n.2, 2006. Disponível em: <http://www.arquivistica.net/ojs/viewarticle.php?id=88>
Perguntas freqüentes
As perguntas mais freqüentes relativas ao SEER estão disponíveis aqui.
Links relacionados
Alguns links importantes que tratam de questões relacionadas à criação e gerenciamento de periódicos científicos no ambiente eletrônico podem ser encontrados aqui.
Redes Sociais