Dos Padrões Internacionais de Estruturação da Informação de Pesquisa aos Indicadores
Editores:
Maria de Nazaré Freitas Pereira
Hélia de Sousa Chaves
Ronaldo Ferreira Araújo
Apresentação: Cecília Leite – Diretora do IBICT
O IBICT vem investindo, desde 2014, na realização de estudos, na articulação de parcerias nacionais e internacionais e na promoção de eventos de capacitação e de tomada de decisão, no sentido de reunir esforços para a construção de um Sistema de Sistemas (SoS) da Pesquisa Brasileira, nos moldes de sistemas do tipo CRIS (do inglês Current Research Information Systems). Uma dessas ações foi a submissão de um projeto, intitulado “Dos padrões internacionais de estruturação da informação de pesquisa aos indicadores”, à Iniciativa Diálogos União Europeia Brasil (Diálogos Setoriais), no âmbito da 9ª Convocatória de 2017, no tema Sociedade da Informação.
Esta coletânea, que ora apresento, é uma das contrapartidas do IBICT ao Projeto mencionado acima, o qual deu origem a ações que estreitaram a cooperação entre entidades brasileiras e europeias, por meio da troca de experiências entre especialistas de ambas as partes, notadamente nas missões dos brasileiros a Portugal e dos portugueses ao Brasil.
O conteúdo da coletânea e a vinculação institucional dos autores atestam os avanços alcançados pelo Projeto, por meio de estudos realizados por peritos oriundos de diversas especialidades do campo da Ciência da Informação e da Tecnologia da Informação e Comunicação. A riqueza deste trabalho está espelhada nos estudos sobre tabelas nacionais e internacionais de classificação – CNPq, Capes, CASRAI, OCDE –, gestão do conhecimento, indicadores de CT&I, cibermetria e ferramentas e padrões para a construção do piloto BRCRIS IBICT-FAPEAL.
Com os agradecimentos deste Instituto a todos que se debruçaram na construção desta Coletânea, desejo que este trabalho colabore para a geração de novos conhecimentos e seja uma boa leitura aos interessados na temática.
Redes Sociais